(a igreja primitiva)


UNICIDADE

 

Existe mesmo uma unicidade?

 

DEFINIÇÕES SOBRE UNICIDADE

Doutrina que ensina haver na divindade uma só pessoa e que está se manifesta de três maneiras distintas: Como: Pai, como Filho e Como Espírito Santo havendo uma só pessoa, logo é tudo: O próprio Pai e também o mesmo Espírito Santo. Afirma ainda que Jesus era apenas o corpo. O Espírito que havia no corpo Jesus era o Espírito Santo, logo Jesus não possuía vida própria, era tão somente um tabernáculo. Era como uma embalagem, um invólucro.

Esta doutrina não é nova, surgiu pouco antes da época do dogma da trindade, de Atanásio (293-373), no século IV. Também chamada de Monarquismo ou Sabelianismo, a unicidade foi criada por Sabélio, um bispo de origem Líbia, vindo de Pentápolis para Romano século III. A mindade, de Atanásio, diz que o Pai e Filho são um em essência. A unicidade, de Sabélio, diz que Jesus é o Pai santo um em pessoa. Ensina ainda que há um só Deus, mas em três manifestações distintas Diz Que, quando Jesus orava, era a natureza humana orando à divina. Alguns defensores da unicidade no Brasil: Igreja Pentecostal Unida, Tabernáculo da Fé do profeta W. Branham, Apostólica, Maravilhas de Jesus

Jesus não é o Deus Pai (não é o próprio Pai)

1) Só Deus é o Pai:

1 Coríntios 8:6 para nós há um só Deus, o Pai.

Efésios 4:6-Um Só Deus e Pai de todos... Objeção: Isaías 9:6, fala de Jesus como Pai. Nota: Isaías não diz que Jesus é o Pai, mas que "seria nomeado" Pai da eternidade. Uma coisa é ser chamado e outra coisa é ser "o Pai".

2) Jesus como Mediador, não pode ser o próprio Pai:

1Timóteo 2:5 "Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus os homens, Jesus Cristo homem."

Gálatas 3.20-"Ora Medianeiro não é de um só, mas Deus é um. Ora, não existe mediador quando se trata de um só, e Deus é um só". (Bíblia de Jerusalém) "Ora, não há mediador onde apenas uma pessoa está envolvida, mas Deus é apenas um". (Trad. Novo Mundo)

João:17,18 “…o testemunho de dois homens é verdadeiro”. Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também que me enviou (Alm. Rev e Corrigida) que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Eu testifico de mim mesmo, e o Pai que me enviou, também testifica de mim. (Alm. Rev. e Atual) que o testemunho de duas pessoas é válido. Eu dou testemunho de mim mesmo e também o Pai. que me enviou, testemunho de mim (Bíblia de Jerusalém).

Obs.: Deus testemunhou o Filho ao dizer que Ele era Seu Filho amado! “...e ouviu-se uma voz do céu que dizia: Tu És Meu Filho Amado em ti me tenho comprazido" Luc.3:22).

Se Jesus e Deus são uma única pessoa, quem está mentindo? Que há duas pessoas na divindade são fatos incontestáveis! Se Jesus é mediador entre Deus e nós, ele é outra pessoa. Não há mediadores, existe só uma pessoa na divindade: A Bíblia está bem clara!

3) Há um só Deus, o Pai:

João 17:3 “...te conheçam a ti só, por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste 1Cor 8.6-Todavia para nós há um só Deus, o Pai e um Senhor Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas”.

Efésios 4:6 “Um só Deus e Pai de todos”.

I Tessalonicense. 1:13- em santidade diante de nosso Deus e Pai

Tiago 3.9 “Com Ela Bendizemos a Deus e Pai”.

2 João 3 “...paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus”.

Obs: Os unicistas brasileiros se aproveitam da Versão Almeida. Revista e Corrigida, para, neste verso, dizerem que Jesus é o Pai: "E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo nosso Deus e Pai, que nos amou” (2 Tess 2:16).

 Em outras versões fica bem claro

2 Tess. 2:16 “Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo, e Deus nosso Pai que nos amou”. (Almeida, Revista e Atualizada) “Mesmo nosso Senhor Jesus Cristo, e Deus nosso Pai que amou”. (Tradução Brasileira) Nosso Senhor Jesus Cristo e “Deus, nosso Pai, que nos amou”. (Bíblia de Jerusalém)

Nota: Deus é o Senhor soberano. Jesus se tornou Senhor porque o Pai lhe deu todo o poder, no Céu e na Terra.

Deus é o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo:

Romanos 15:6 “Glorifiqueis a Deus e Pai de nosso Jesus”.

2 Cor. 1:3 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor”.

4) Jesus é o Filho de Deus:

Hebreus 1:5 “Tu és meu Filho, hoje te gerei. Não tomou um anjo)”.

5) O Pai é Deus de Jesus:

João 20:17 “meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.

Apocalipise.3:12 “A quem vencer, eu farei coluna no templo de meu Deus”.

Mateus 27:46 "Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?

João 8:54 “Quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus”.

Salmo 22:1 “Deus meu, porque me desamparastes”. 

2 Coríntios 11:31 “O Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus”.

Efésios 1:3,7 “Para que o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

1 Pedro 1:3 “Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Hebreus. 1:8,9 “Mas do Filho diz... Deus, o teu trono...por isso Deus o teu Deus te ungiu”. (Ver Salmo 45:7)

Apocalipse 1:6 “reis e sacerdotes para Seu Deus e Pai”.

2 Cor 1:3 “Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor”. 

Nota: Se o Pai o Deus de Jesus perguntamos: Pode um Deus ter outro Deus?  No caso, vemos que Jesus honra o Pai, como o seu Deus

6) Jesus orou a seu Pai:

Hebreus. 5:7,8 “Ofereceu com grande clamor e lágrimas, orações súplicas ao que podia livrar da morte... Ainda que aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu”.

Lucas 6:12 “Passou a noite toda orando a Deus”.

Mateus 11:25-graças Te dou ó Deus porque ocultaste…

João 17:1 “levantou seus olhos ao céu e falou: Pai é chegada a hora, glorifica a Teu Filho”.

Mat. 26:39,42...prostrou-se sobre seu rosto e orou dizendo: "Pai afasta de mim esse cálice".

Obs: Jesus revelou que não era o próprio Deus ao orar ao Pai, como Seu Deus. Se Jesus e o Pai são uma única pessoa, não se justifica esta atitude. Aqui Jesus nos mostrou, de fato, que é menor que o Pai

7) Jesus é inferior ou menor que Deus:

João 14:28 “Vou para o Pai; porque o Pai é maior do que eu”.

João 10:29 “Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos”. Nota: Quando Jesus disse: "Eu e o Pai somos Um". (João 10:30), Não estava dizendo que Ele e o Pai eram um em essência (cf. afirmam os trinitarianos), ou que eram em pessoa (como desejamos sabelianos). Estava se referindo à unidade de propósitos e o perfeito acordo existente entre ambos Jesus queria que esta unidade existisse entre seus seguidores (João 17:11.21-23). Podemos ser um como Jesus é como Pai?

Mateus 28:18 E me dado todo o poder no céu e na terra. João 5:26-todo o poder o Pai me deu.

I Coríntios. 3.23 “E Vós de Cristo, e Cristo de Deus”.

I Coríntios. 11:3 “Deus é a cabeça de Cristo”.

I Coríntios. 15:27.28...todas as coisas lhe estão sujeitas, exceto aquele que todas as coisas lhe sujeitaram”.

Mateus 20:23 “não me compete concedê-lo, mas isso é para a quem o meu Pai”.

João 3:17- Porque Deus enviou o Seu Filho...

João 13:16 -Não é o enviado maior do que aquele que o enviou

Mateus 22:41-46 “Quem está à direita é menor”.

Jesus viveu como um verdadeiro servo de Deus, em perfeita obediência à Sua vontade. Sempre fez coisas que agradavam ao Pai”.

Zac 3:8 “Meu servo, o Renovo”.

Mateus 12:18 “Eis aqui o meu servo, que escolhi”.

Filipenses 2:7,8 “tomando a forma de servo”.

Hebreus. 10:7-9 “Eis aqui venho (...) para fazer, 6 Deus, a tua vontade”.

João 4.34 “minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”.

João 5:30 “Porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou”.

 (João 6:38)

João 8:29 “eu faço sempre o que lhe agrada”.

Luc. 22:42 “O que Jesus fazia, Não era por sua, mas pela vontade do Pai”. Ver João 5:19,30,8:28 e14:10 “Deus, o Pai, sabe todas as coisas, até mesmo antes de acontecerem”

"Que anuncio o fim de princípio desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam”. (Isaías 46:10)

“Por outro lado, havia limitações no conhecimento de Jesus e ele se desenvolvia em sabedoria:

"E Crescia Jesus em sabedoria, em estatura”. (Luc.2:52)

João 8:28 “mas falo como o Pai me ensinou”.

8) Deus ressuscitou a Jesus:

Atos 2:24:3:15,26,32:4:10,5:30;10:40; 13:30,32 17:31

Romanos 4.24;8:11.34:10:9 1 Coríntios 6:14:15:15 1 Coríntios 4:14, I Tessalonicenses 1:10.

Nota: Estes trechos nos provam que Jesus foi ressuscitado pelo Pai. Quando Jesus disse que Ele levantaria seu próprio corpo da sepultura estava dando um recado de sua missão de ressuscitar após a morte. Assim como Ele entregou Seu Espírito ao Pai, na morte, competia ao Pai, devolvê-lo na ressurreição e assim o foi, conforme provado acima.

9) Jesus não era apenas o corpo ou a carne:

Lucas 23:46 “Pai nas Tuas mãos entrego o Meu espírito”.

Nota: Se Jesus fosse apenas a carne, conforme afirmamos unicistas e o Espírito que sustentava aquele corpo, era Deus o Pai, aquém então, naquelas últimas palavras na cruz, ele entregou o Espírito? Se o Espírito de Jesus era o próprio Deus, estava Jesus entregando Deus para quem? Confusão não? Jesus era uma pessoa completa com espírito e corpo. Deus estava em Cristo com sua presença e habitando nEle. Jesus,como pessoa completa e não apenas uma carne ou uma embalagem, estava entregando seu fôlego de vida a Deus, o Pai. Não são blasfemadores e não estão diminuindo a pessoa de Cristo, os unicistas, ao considerá-lo apenas como carne?

10) Quem vê a Jesus, vê ao Pai

(João 14:8,9 "Disse-lhe Filipe Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta Disse- Lhe Jesus: estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai: Como Dizes tu: Mostra-nos o Pai?"

Com este texto, poderíamos entender que Jesus é o próprio Deus?

Se não examinarmos mais profundamente a Palavra, talvez até que sim

Mas porque Jesus disse assim a Filipe, se Ele não era o Pai?

Por outros versos, poderemos entender tudo. Paulo nos fala de Cristo, como sendo a imagem do Deus invisível e que nEle habitava corporalmente, toda plenitude da divindade: "Qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação (...) Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse ". (Col.1:15 e 19)

“O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas, pela palavra do seu poder". (Hebreus 1:3)

Aí está a resposta. Porque quem via a Jesus estava vendo ao Pai?

Jesus era sua imagem toda Plenitude de Deus Estava Corporalmente nEle! Jesus, no entanto, era apenas o Filho, O Pai estava nEle! Não Era Ele 

11) Jesus: expressa a imagem da pessoa do Pai.

“O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas, pela palavra do seu poder". (Hebreus. 1:3)

Ora, se Jesus era a imagem da pessoa do Pai, o Pai tem de existir e ter um corpo! Como Jesus pode ser a imagem de algo inexistente? O fato de Deus ser invisível não significa que Ele não tem corpo! Para quem Deus é invisível? Para nós humanos, é claro! Ademais, o texto trata Deus como pessoa. Lembre-se que João 8:17,18, nos provam duas pessoas: “. que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. E testifico de mim mesmo, e o Pai que me enviou também testifica de mim (Alm Re e Atual)

12) Deus tem corpo:

É Lógico que Deus tem um corpo Isto não significa que este corpo seja de carne e ossos como o nosso Paulo falada distinção de corpos "E Há corpos celestes e corpos terrestres. Assim também ressurreição dos mortos. Semeia-se corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual (1 Co 15:40,42,44). João revela que seremos semelhantes a Jesus, na ressurreição: “ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar seremos semelhantes a ele" (1 João 3:2). O corpo de Deus é, sem dúvida, espiritual e Invisível aos olhos humanos existe mesmo! Como Jesus poderia ser a expressa imagem de algo inexistente? "O qual, sendo o resplendor da sua glória, é a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas, pela palavra do seu poder..."(Hebreus 1:3)

Os anjos tem corpos e quando foi necessário, se tornaram visíveis aos homens. A Bíblia nos diz que o anjo do Senhor se acampa ao redor dos que O temem! Nós não os vemos, mas eles estão presentes! São seres.com corpos espirituais, como o que teremos na ressurreição. “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra "(Salmo 34:7)Textos onde os anjos foram vistos: Gênesis. 16:7,8; I Reis 19:5:2 Reis 1:3:Daniel 324,34: Lucas 1:26.29:Atos 10:34.

Os Anjos, possuidores da natureza espiritual, são perfeitos. “Eles vêem a face de Deus: "Vede. não desprezeis algum destes pequeninos, porque Eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de Meu Pai que está nos céus "(Mat.18:10)

Constatamos, portanto, que o problema de não vermos a Deus ou aos anjos está relacionado com nossa natureza humana pecaminosa. Se Deus é visto normalmente pelos anjos, não é mais uma prova de que Ele possui corpo, ainda que corpo espiritual? Se Jesus é Sua imagem é porque Deus tem forma que Seu Filho tomou visível aos homens! Jesus também era a imagem do Pai em suas características espirituais. Vejamos mais:

“O qual é a imagem do Deus invisível o primogênito de toda a criação" (Col.1:15).

" evangelho da glória de Cristo, que de Deus" (2 Cor. 4:4)

 

JESUS: EM FORMA DE DEUS

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus que, sendo em forma de Deus, não deve  ser igual a Deus”. (Filipenses 2:5,6)

Êxodo 4:14-14-16 Ele falará por ti (...) e ele te será por boca e tu Te será por Deus.

Êxodo 7:1 “Moisés teve autoridade e Arão lhe foi por profeta”.

João 12:49 “porque Eu não tenho falado de mim mesmo, mas o Pai que me enviou”.

Nota: Estes textos provam que, o fato de Jesus ter sido chamado e considerado como Deus, não significa que Ele fosse o mesmo Deus Pai Como vimos, Moisés também foi considerado como Deus (pelo próprio Deus) e isto não foi considerado como idolatria. Porque Moisés era Deus? Porque tinha autoridade para resolver tudo, Jesus recebeu também todo o poder, no Céu e na Terra, era muito se fosse chamado Deus isto idolatria? De Forma Alguma Os deuses dos homens concorriam ao verdadeiro Deus.

Dava-se a eles o culto e o louvor pertencente ao verdadeiro Deus! Aí estava a idolatria. Moisés ou Jesus, ao contrário, levavam o povo a adorar o Criador! Estavam por Deus e a serviço Dele, Ai prova que não era idolatria ou quebrados mandamentos por Jesus Moisés terem sido considerados assim

JESUS COMO DEUS

"Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! (Ic 2028) O fato de Tomé ter chamado Jesus de "Deus meu" significa que era unicista? Achava ele que Jesus era o próprio Pai? Certamente não. Jesus estava representado o Pai e Este nEle habitava em toda plenitude Jesus receberá toda a autoridade da parte de Deus. Por essa procuração Ele agia em nome de Deus. Não foi nada demais Ele chamado de Deus. Conforme já vimos. Moisés era para ser “Deus" para o povo israelita. Tinha plenos poderes para realizar tudo em nome de Deus Abraão se inclinou perante o anjo o chamou de Senhor isto não foi idolatria! E porque não? Porque o anjo não era uma divindade concorrente de Deus, mas seu representante Seu enviado a seu serviço (Ver Gênesis 18:1-3)

II Tessalonicense. 2:16 Por Questão da vírgula e da conjunção na Versão Almeida Revista e Corrigida os defensores do unicismo pretendem provar que Jesus é o próprio Pai, confira:

"E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graças".  (Versão Almeida Revista e corrigida)

Vejamos agora noutras versões: "Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo, e Deus nosso Pai que nos amou". (Versão Almeida Revista e atualizada)

"Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, que nos amou". (Bíblia de Jerusalém)

"O mesmo nosso Senhor Jesus Cristo, e Deus nosso Parque nos amou”. (Versão Brasileira)

Judas 4: Negam O nosso único e Soberano Senhor”. Este é outro exemplo de texto da Versão Almeida Revista e Corrigida que dia

negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo"

Vejamos noutras versões

“...e negam o nosso único  Soberano e Senhor Jesus Cristo" (Versão Almeida Revista e Atualizada). 

“...e negam nosso único Mestre e Senhor Jesus Cristo" (Versão Brasileira) 

“...e negam a Jesus Cristo, nosso único mestre e Senhor." (Bíblia de Jerusalém)

“...negando o único Senhor Deus, e nosso Senhor Jesus Cristo" (Tradução para o português da Versão King James)

O Novo Testamento Interpretado, de Russel Norman Champlin, vol 6, pág.332 referindo-se introdução da palavra Deus, antes de Soberano, dominador ou mestre, elucida o termo Soberano (no original grego deportes), usualmente se refere a Deus (Ver Luc 229: Atos 4:24: Ap.6:10), pelo que, em alguns manuscritos é adicionada a palavra Deus, neste texto.) Variante textual: Os Mss KLP. Psi. 69, 1739 e a maioria dos manuscritos minúsculos, principalmente da tradição bizantina, adicionam a palavra "soberano-otermo Deus. Isso é uma glosa interpretativa, procurando livrar o versículo da ambiguidade se o termo "Soberano" se refere ao Pai ou ao Filho Porém os mss P(72), Aleph, ABC, 218 255, 337.436,642,808. 927.1837, 1845, a vg. o Cóp (sa, bo), e Ara, o Eti e os escritos dos pais da igreja Efraem, Lúcifer, Dídimo e Cirilo não trazem tal adição. E isso certamente representa o texto original." O próprio Judas, na abertura de sua epístola, confessa as duas pessoas ao falar distintamente de Jesus de Deus Pai: "Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, queridos em Deus Pai,e conservados por Jesus Cristo." (Judas 1:1; Romanos 9:5 Tito 2:13)

1 Coríntios 8:6 “Um só Deus e um só Senhor, Jesus Cristo”.

João 17:3 “Deus e Jesus”.

João 1:3 Nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho.

1 João 5:20 Em seu Filho este é o verdadeiro Deus. (Associar com João 17:3 e 1:18, (ver versão Novo Mundo).

Filipenses 2:6 Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.

1 Coríntios 5:19 Deus estava em Cristo.

Colossenses 1:19:29 Toda a plenitude da divindade habita nele.

1 Coríntios 15:27,28 Tudo lhe sujeitou, menos a si próprio.

Atos 20:28 (Seu "próprio" se refere ao Filho”. Ver Biblia de Jerusalem).

 

Outras passagens para consideração:

Efésios 5:24.25 “... e a si mesmo se entregou por ela. João 8:32”. Não vim de moto próprio...

Apocalipse 1:1 “Revelação de Jesus Cristo que Deus lhadeu”.

João 3:35 “O Pai ama o Filho e todas as coisas entregou em suas mãos”.

Apocalipse 1:8 “Diz o Senhor Deus aquele que é, e que era”.

1 Coríntios 15:19 “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida”.

Salmo 2:7 “Tu és meu filho, eu hoje te gerei”.

Mateus 1:18-20 “Que nela foi gerado é do Espírito Santo (algo impessoal não pode gerar) Deus, o Pai, gerou Cristo pelo seu Espírito”.

João 4:24 “Deus é Espírito”.

II Coríntios 3:17 “Ora o Senhor é Espírito, e onde estão Espírito Do Senhor aí há liberdade”.

Lucas 1:34,35 “E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço varão? E, respondendo o anjo, disse-lhe descerá sobre ti o Espírito Santo e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sombra; pelo que também o Santo que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”.

II Coríntios 13:13 “Graça de Nosso Senhor Jesus, de Deus e a comunhão do Espírito Santo. Temos aqui uma trindade? De modo nenhum. A graça, de se dar pelos culpados, foi de Cristo. Amor tão grande de enviar ao Filho, foi de Deus e a comunhão reinante entre os santos é de Deus em Espírito. NOTA: Deus é o próprio Espírito Santo, em virtude do poder”.

Lucas 10:16 “...quem a mim me rejeita; rejeita aquele que me enviou”.

João 13:3 “Viera de Deus, e para Deus voltará”.

Apocalipse 4:5 “...diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete Espírito de Deus”.

João 1:1-3 Hebreus 1:2 Colossenses 1:16,17 -Hebreus 11:3 Apocalipse 19:13 João! Hebreus 2:14 O Diabo tinha o império da morte amor.

Salmo 33:6,9 “Falou e tudo se fez”.

Isaías 53:1 “Jesus extensão braço do Senhor”.

Apocalipse. 22:16 “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas nas Igrejas eu sou a raiz e a geração de Davi”.

Hebreus 2:16 “Porque, na verdade, não tomou aos anjos, mas”.

Isaías 6:1-10 “O Senhor assentado num alto e sublime trono...ouvi e não entendeis”.

João 12-38-41 Isaías falou da sua glória, vendo com os olhos não veem”. ouvindo não ouvem...

Isaías 6.2,3 “Anjos.com seis asas... Santo Santo Santo”.

Apoc.4.7,84 “Animais com 6 asas, dizendo: Santo! Santo! Santo!”.

Mateus 28:18 “...E-me dado todo o poder no céu e na terra”.

João 5:26 “todo o poder o Pai me deu”.

I Cor. 15:27,28 “...todas as coisas lhe estilo sujeitas, exceto Aquele que todas as coisas lhe sujeitou”.

Heb. 5.7.8. “o qual, nos dias da sua carne”,...

Lucas 23:46 “Pai nas Tuas mãos entrego o Meu espírito”. (entregando o espírito quem?)

João 2:19 “destrui este Templo e em três dias o levantarei”.

João 10:17,18 “...dou minha vida para retomá-la”.

João 3:16 “…foi enviado”.

João 13:16 “não é o enviado maior do que aquele que o enviou”.

I Coríntios 11:3 “Deus é a cabeça de Cristo”.

Mateus 22:41-46 “Quem está à direita é meno”.

Colossenses. 1:15 Apocalipse. 3:14 Jesus é criação de Deus

Tiago 1:13 “Deus não pode ser tentado”.

Hebreus 4:15;2:18 “Jesus foi tentado, mas não pecou”.

1 Pedro. 2:22; Isaias 539.

Hebreus. 2:16 “Deus não quis anjos, mas homens”.

Hebreus. 2:14,17 “Jesus homem”.

Hebreus 7:26,5:7,8 “Jesus é homem perfeito”.

Hebreus 5:8,9 “Aprendeu a obediência e trabalho sacerdotal”.

Hebreus 5:1 “Sumo sacerdote a favor dos homens”.

Colossenses 1:15 Apoc.3:14 “Jesus é criação de Deus”.

JESUS CRISTO VEIO EM CARNE

É comum os unicistas justificarem certas obras de Jesus baseados em Sua divindade. Quando operava determinados milagres, como a ressurreição dos mortos, a repreensão aos ventos, o fazia porque era Deus e em Seu lado divino. Quando tinha fome, sede, cansaço, era o homem, a natureza humana.

É verdade que Jesus possuía Seu lado divino, herdado da natureza humana de Maria e divina, de parte de Deus, o Pai. No entanto, tenhamos em mente que era totalmente homem em todas as coisas que fazia até mesmo quando operava milagres ou quando perdoava pecados lembremo-nos de que todo o poder lhe havia sido entregue pelo Pai celestial. Dizer que Jesus, ora se manifestava como homem ora, como Deus, significa anular Sua capacidade para suportar as provações e Seu próprio sacrifício. Quem nos pode provar que, usando destes privilégios Ele não se protegeu das tentações e até mesmo dos sofrimentos da crucificação morte? Nosso desejo é que os sinceros, que ainda estejam neste engano, possam dar lugar ao Espírito, examinar e aceitar a Palavra de Deus como ela é.

 

DEFINIÇÕES SOBRE UNICIDADE

A doutrina da unicidade ensina que há apenas uma pessoa na divindade, que se manifesta de três maneiras distintas: como Pai, como Filho e como Espírito Santo. Afirma-se também que Jesus era apenas o corpo, e o Espírito que habitava em Jesus era o Espírito Santo. No entanto, essa doutrina não é nova e surgiu pouco antes do dogma da trindade, no século IV, com Sabélio, um bispo de origem Líbia. A unicidade também é chamada de Monarquismo ou Sabelianismo.

No entanto, é importante corrigir algumas interpretações equivocadas e mal fundamentadas dessa doutrina:

1 Jesus não é o Deus Pai: A Bíblia claramente afirma que há um só Deus, o Pai (1 Coríntios 8:6, Efésios 4:6). “Jesus é o Filho de Deus e ocupa uma posição subordinada ao Pai. Não há fundamento bíblico para afirmar que Jesus seja o próprio Pai”.

2 Jesus é o Mediador: A Bíblia afirma que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2:5). Isso implica que Jesus e o Pai são pessoas distintas na divindade. A unicidade nega essa distinção, o que vai contra o ensinamento bíblico.

3 Há um só Deus, o Pai: A Bíblia reitera várias vezes que há um só Deus, o Pai (João 17:3, 1 Coríntios 8:6, Efésios 4:6). Esses versículos deixam claro que Deus é o Pai, e Jesus é o Filho de Deus.

4 Jesus é o Filho de Deus: A Bíblia claramente afirma que Jesus é o Filho de Deus (Hebreus 1:5, João 3:16). Ele não é o próprio Pai, mas uma pessoa distinta na divindade.

5 Jesus orou a seu Pai: A Bíblia registra diversas ocasiões em que Jesus orou ao Pai (João 17:1, Mateus 26:39). Se Jesus fosse o próprio Pai, não faria sentido ele orar a si mesmo.

6 Jesus é inferior ao Pai: Jesus afirmou que o Pai é maior do que ele (João 14:28). Isso demonstra claramente que Jesus reconhecia uma subordinação ao Pai na divindade.

7 Deus ressuscitou a Jesus: A Bíblia afirma que Deus ressuscitou Jesus (Atos 2:24, Romanos 8:11). Isso mostra que Jesus é subordinado a Deus e que Deus é uma pessoa distinta de Jesus.

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