(A igreja primitiva)


Nascimento de Jesus

1º ESTUDO

CLIMA PROVA: JESUS NÃO NASCEU EM DEZEMBRO!

1. Que fato importante contribui para provarmos que Jesus não nasceu em Dezembro?

 A presença dos pastores nos campos, apascentando os rebanhos. (Lc 2:6-8).

 2. Em que este fato se relaciona com a época do nascimento do Mestre? 

 Em dezembro na Palestina é estação de inverno, com chuvas e muito frio. Assim que, os pastores nesta época tinham seus rebanhos recolhidos c abrigados, e nunca nos campos. "Entre os pastores se costumava enviar as ovelhas aos desertos, por ocasião da páscoa, e recolhê-las no começo das primeiras chuvas... as primeiras chuvas começavam em princípios do mês de Marchesvan, que corresponde as parte de nosso outubro e novembro... por conseguinte, nosso Senhor não nasceu em 25 de dezembro, quando não havia rebanhos no campo." Comentário de Adam Clarke, vol. 3 pg. 111 - Espanhol. "Durante os tempos que os rebanhos permaneciam fora, os pastores velavam por eles dia e noite, todavia a primeira chuva caia em meados de Marchesvan, que corresponde a princípios de Novembro. As ovelhas permaneciam fora nos campos de Israel, todo o tempo de verão, e em conseqüência, os pastores ali receberam as novas do anjo, o que mostra que Jesus não nasceu em 25 de Dezembro, porque para este tempo já não havia pastores e ovelhas nos campos de Belém..." Talmudists in Lighfootsd - Inglês.

3. Segundo o diagrama comparativo dos calendários, que mês do nosso ano corresponde ao mês de Quisleu, do calendário hebraico? 

Dezembro.

4. Que prova bíblica temos que realmente Quisleu é o nono c que nesta época é inverno rigoroso na Palestina?    

 (Zc 7:1; Jr 36:22 - Ed 10:9). Joaquim, rei de Judá, estava abrigado numa casa de inverno, inclusive com aquecimento, provando que era realmente inverno.

5. Que outro fato importante tem, envolvendo inclusive José e Maria?                                                                                               

César Augusto, por decreto, convoca toda a população do império a recensear-se. (Lc 2: 1). 

6. A que lugares deveriam os habitantes se dirigir para o recenseamento e que dificuldade haveria, se isto realmente tivesse sido em Dezembro ou Quisleu?    

 Todos deveriam procurar sua cidade de origem. José c Maria, no caso, foram para Belém, que dista cerca de 140 km de Nazaré e está num nível de aproximadamente 252 metros acima. A isto, devemos somar as precárias condições das estradas e o primitivo tipo de condução que se dispunha. Seria possível, uma vez conhecedor destas dificuldades, que o imperador ainda fosse decretar o censo para esta época de inverno e chuvas? (Lc 2:3-7). 

7.Que advertiu Jesus, envolvendo o inverno?

Por quê? (Mt 24:20). Jesus mencionou a dificuldade de locomoção nesta época do ano. Baseado nisto, concluímos que o censo não foi realizado em Dezembro.

 

8. Se realmente conhecêssemos a data do nascimento de Cristo, seria correto comemorá-la? Não, pois não é bíblico tal comemoração. Veja que nada temos que possa nos levar a data, pois não era plano de Deus. Jesus nos ordenou a comemorarmos a sua morte, na celebração da Ceia, o que fazemos anualmente à 14 de Nisã ou Abib. (I Co 11:23-26) Aqui a primeira mentira fica desmascarada: Jesus não nasceu no frio inverno de dezembro! Por que então comemorar esta época?

 

2º ESTUDO

OS ENGANOSOS ENSINOS DAS FESTIVIDADES DE NATAL

 

1 . Em que situação predisse Paulo, estariam os líderes religiosos em nossos dias?

 (II Tim 2:13; 4:3,4). Enganando c sendo enganados. 

 

2. Segundo a tradição do falso cristianismo, quem esteve presente na manjedoura além de José e Maria, logo após o nascimento de Jesus?E generalizada a crença de que além dos pastores, estiveram lá três reis magos. É isto verdade?

 

3. Quem de fato, segundo as Escrituras, estiveram na manjedoura e como chegaram lá?

 Os pastores, que viviam no campo, apascentando à noite seus rebanhos, foram avisados por um anjo do nascimento de Jesus. (Lc 2:6-20)

 

4. E os magos eram reis mesmo? Eram três? A Bíblia não declara quantos eram, nem que eram reis. Tudo éfábula, especulação e acréscimo. Ao que se sabe, eram sábios e estudavam os astros, conhecendo também as profecias bíblicas. (Mt 2:1 ,2)

 

5. Tendo visto a estrela no Oriente, que fizeram os magos?

 Que sucedeu cm Jerusalém com a presença deles?  Houve grande perturbação na cidade de Jerusalém e tanto Herodes, quanto as autoridades religiosas se juntaram no objetivo de descobrir, pelas profecias, quando c onde deveria nascer o Messias. (Mt 2:2-6)

 

6. Finalmente, onde os magos encontraram o menino? Na manjedoura?

 Procure descobrir qual era aproximadamente a idade de Jesus, quando os magos o visitaram. (Mt 2:7-11), Nota: Está provado que os magos acharam o Menino em casa e com quase dois anos de idade.

 

7 . Porque os magos presentearam a Jesus?  Que sucedeu logo após a visita?

(Mt 2:12-16). Era costume na época, ao se visitar um rei. oferecer presentes. Jesus foi presenteado, não por seu nascimento, mas porque era de fato um rei.

 

8. Baseado em que conclusões, Herodes mandou matar os meninos de dois anos para baixo? (Mt 2:8,16) e ainda versos 4-7. Na investigação feita sobre a época do surgimento da estrela.

 

9. Visto que está provado biblicamente e historicamente que a festa de natal é cheia de enganos e adornada de uma serie de Serie de enganos e adornada de uma serie de costumes oriundos do paganismo. Como devemos encarar tal festividade?

 Como nosso Deus via essa mistura sincretismo ou incorporação de costumes religiosos pagãos no meio de Seu povo? (Cl 3:9; Ef 4:25 II; Rs 17:15; Jr 10:23; Ex 33:15,16; 34:10-16; Ap 2:14,20; I Co 10:14; Ap 17:5; 18:3,4) .

 

3º ESTUDO

EM QUE MÊS JESUS NASCEU?

 

Que profetizou Miquéias, 726 anos antes de Cristo, com respeito à cidade de seu nascimento?

Que seria em Belém. (Mq 5:2)

 

Visto que José e Maria viviam em Nazaré, como veio a se cumprir esta profecia e que os deslocou até Belém? (Lc 2:4,5,7)

 

3. Que fato importante devemos associar no nascimento de Cristo, para chegarmos ao mês em que nosso Mestre nasceu?  

 O nascimento de João Batista.

 

4. Considerando que Zacarias, pai de João Batista, era sacerdote, a que ordem ou turno pertencia?

Ordem ou sorte de Abias. (Lc 1 :5)

 

5. Em quantos turnos ou quinzenas dividiu Davi o ano, para prestação de serviços no santuário?

 Em que mês do calendário sagrado dos Hebreus seria a quinzena cujos serviços estariam a cargo do sacerdote Abias e, conseqüentemente, de seus sucessores? O ano sagrado, começando por Abib ou Nisã, foi dividido cm 24 quinzenas e a Abias, e a seus sucessores, competiu a oitava sorte ou ordem, que caia na 2ª quinzena no quarto mês, Tamuz. Vide diagrama e (I Cr 24: 1-19. Atenção verso 10).

 

6. Que fazia Zacarias e que mensagem recebeu do anjo quando servia no templo?

 Que sucedeu ao voltar para casa, após o comprimento dos serviços? (Lc 1:8-13,23-25).

 

7. Baseado nas Escrituras e no diagrama explicativo dos calendários acompanhe os nove meses de gestação de Isabel e note o que ocorreu no sexto mês de sua gravidez?

No mês de Tebete, que corresponde ao sexto mês da gestação de Isabel, o anjo anunciou e Maria o nascimento de Jesus e ela concebeu, isto é, ficou grávida. (Lc 1:26 -38)

 

8. Segundo nos relata Lucas 2:6, cumpriram-se os dias para o nascimento de Jesus, portanto os 270 dias, ou nove meses. Seguindo pelo calendário, veja em que mês Jesus

Nasceu, tanto no ano Hebraico, como no romano?

Fins de Etanim ou outubro.

 

9. Com quem permaneceu Maria durante os três primeiros meses de sua gestação?

A Bíblia nos mostra que ela ficou com Isabel, até o nascimento de João.   

 “E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa.

 E completou-se para Isabel o tempo de dar à luz, e teve um filho. (Lc 1:56,57)

 

 10. Tendo Jesus concluindo seu ministério terreno no dia 14 de Abibe ou Nisã, segundo as Escrituras, conforme se crê, com 33 anos e meio que mês seria portanto o Mês de seu aniversário?

 Basta acrescentarmos mais seis meses de Nisã e portanto chegaremos a Etanim, conforme já temos estudado.

 

 


 

MITOS E MENTIRAS

Todos os anos são comemoradas as duas festas “mais importante” dos pagãs o famoso NATAL E ANO NOVO. As inúmeras histórias falsas de que Jesus Nasceu em 25 de Dezembro, sem nenhuma base bíblica. O historiador Josefo afirma que em Jerusalém existia pouco mais de 120 mil habitantes na época; mas em ocasião de festas era contado quase dois milhões. Vemos o exemplo na festa do pentecoste, que pessoas vinham de vários lugares.

 Não vemos nenhuma indicação para celebrar o nascimento de Jesus, até porque o dia exato não da nenhuma referência as Escrituras, o que vemos é que ele nasceu em Outubro mês corresponde do calendário hebraico Etanim. Portanto tanto as festas de natal e ano novo celebrada são oferecidas não ao verdadeiro Jesus e sim a deuses pagãs, O natal ao deus sol, mitra, baal. Ano novo ao deus Jano o deus da mitologia grega de duas faces. Veja>>> DIAGRAMA E ESTUDO COMPLETO SOBRE O ASSUNTO.

 

25 DE DEZEMBRO FESTA PAGÃ HOMENAGEM AO dEUS SOL

 

NATAL: A 1º comemoração de 25 de Dezembro como natal se deu no ano 325 pelo Imperador Constantino. (Bíblia Alfalit– Pág. 57) A verdade é que 25 de Dezembro foi escolhido pela igreja católica para venerar o deus sol assim como o domingo seu dia de culto.

Origem do termo Do latim 'natális', derivada do verbo 'nascor, nascéris, natus sum, nasci', significando nascer, ser posto no mundo. Como adjetivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o século V Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude. (www.wikipedia.org/wiki/natal)

 

01 DE JANEIRO COMEMORAÇÃO AO dEUS JANO

 

Jano (em latim Janus) foi um deus romano que deu origem ao nome do mês de Janeiro. Era o porteiro celestial, sendo representado com duas cabeças, representando os términos e os começos, o passado e o futuro. De fato, era o responsável por abrir as portas para o ano que se iniciava, e toda porta se volta para dois lados diferentes 

ANO NOVO é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo réveiller, que em português significa "despertar".

A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!