(a igreja primitiva)

FUNDAÇÃO E MISSÃO DA IGREJA DE DEUS

Texto Básico: 1 Pedro 2:1-10

Verso Áureo: "Pois ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo" (1 Coríntios 3:11)

INTRODUÇÃO DA LIÇÃO

Há inúmeros movimentos em nossos dias, muitos dos quais se denominam "igrejas" e que se julgam representantes de Deus. Perante os homens, são reconhecidos. As origens destes variam muito. Uns são uma réplica de outros. Um pequeno desentendimento já justifica uma nova seita. Por que isto? Dão as Sagradas Escrituras suporte para tantas denominações? Qual é a finalidade destes agrupamentos?

QUESTIONÁRIO

1. Segundo as Escrituras, onde, por quem e quando foi a Igreja fundada ou reorganizada?

a) Como Igreja, fundada, como Comunidade de Israel, reorganizada em Jerusalém, (Lc 24:46-49: At 1:4; 2:1-4, 38, 47), por Jesus há quase dois mil anos (Mat. 16:18; Lc 20:17). A Igreja é uma continuidade do judaísmo, mas um judaísmo reformulado e puro, dentro de um novo pacto ratificado pelo sangue de Jesus. (Atos 15:14-17; Ef 2:12)

2. O que vem a ser a Igreja, segundo as Escrituras?

O Corpo de Jesus. (Jo 8:51, 52; Ef 1:22,23; 2:16; 4:15, 16; 5:23; Cl 1:24)

3. É permitido divisões e formações de "outras igrejas" ou "ministérios"?

Não. Jesus veio unir os filhos de Deus que estavam dispersos em um único corpo, a saber: a Igreja (Jo 8:51, 52; Ef 2:16). Completo os 144 mil israelitas, os gentios foram enxertados na oliveira Israel ( Ro. 11:16-24), sendo Cornélio o primeiro deles (At 11:1-18). Unindo judeus e gentios na mesma fé e esperança, Deus demonstrou que não apoiava a divisão no Corpo de Cristo. Todos os que haviam de se salvar, eram incorporados na Igreja e nunca se aceitou divisão (1 Co 1:10-13), ou um ministério em paralelo. Aliás, quando a Bíblia fala de ministérios, se refere aos diversos dons ministeriais existentes na única Igreja e nunca a divisões religiosas.

4. Durante a era negra, deixou de existir a Igreja apostólica?

Jesus assegurou que estaria com os seus, todos os dias e até a consumação dos séculos e que Sua Igreja jamais seria destruída (Mt 16:18; 28:20). A mulher foi alimentada e preservada por Deus (Ap 12:6, 13-17), longe da vista da serpente, durante os 1260 dias proféticos (anos).

5. Por que há tantas denominações em nossos dias? Quem reconhece esses movimentos?

Por ignorância dos ensinos bíblicos e apoio aos costumes advindos dos movimentos protestantes. Se dividem e formam novos grupos por questões políticas, ambição por liderança e poder, dinheiro ou mínimas diferenças de opinião em matéria de doutrina. O Estado os reconhece e é muito simples registrar uma organização, todavia Deus só reconhece um povo, o Scu. Assim como só existe um Cristo, só um Cabeça, logicamente Ele só tem um único Corpo, Sua Igreja. O resto é problema dos homens.

6. Os movimentos pentecostais e neopentecostais, divulgando curas e milagres crescem assustadoramente. São estes confiáveis diante de Deus?

Com poucas exceções, os crentes convertidos pelo sistema de pregações baseados em curas e milagres, se tornam dependentes destes esquemas. Sempre estão atrás dessas bênçãos e do pão que perece. Nos dias de Jesus, igualmente, multidões, com objetivos idênticos, seguiam. Nos momentos cruciais O abandonaram e Jesus não confiava em muitos destes crentes (Jo 6:10,11, 26, 60, 66; 2:23-25). Alguns destes movimentos se enchem de doutrinas humanas para vender a ideia de um caminho estreito e outros são totalmente liberais, permitindo todo o tipo de mundanismo, para arrebanhar um número maior de fiéis.

7. Quais os principais motivos da origem da Igreja de Deus?

A igreja é a reorganização da Comunidade de Israel e veio para preencher o espaço

que os israelitas deixaram a desejar. Ao rejeitar a Jesus, tropeçaram na Pedra Angular e o reino sacerdotal lhes foi tirado (Lc 20:16, 17). A Igreja é o sacerdócio real, a nação santa e o povo adquirido, para anunciar às nações as virtudes daquele que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz (I Pe. 2:6-10). Anuncia o legítimo Evangelho do Reino de Deus, com a vinda de Jesus e o Reino Messianico na Terra.

8. Que ensinamentos diferem as denominações vinculadas à religião romana da Igreja de Deus?

As religiões "cristãs" não conseguem esconder seus vínculos com a religião papal. Por mais que tentem se livrar destes empecilhos, sempre fica um que a identifica com a mãe Roma. Entre estes enumeramos: batismo infantil; batismo por aspersão; batismo na fórmula trinitariana; trindade; imortalidade da alma; morada no Céu, guarda do domingo como dia do Senhor, celebração ou participação do espírito do natal a 25 de dezembro. A pregação e crença obcecada em uma morada no Céu é a maior característica do "evangelho" que pregam, pois, é o galardão que promete aos que aceitam a fé. Seus hinos estão repletos dessa falsa expectativa. A igreja de Deus anuncia a vinda de Jesus e a implantação de Seu Reino aqui na Terra.

www.igrejadedeus.org