DISCERNINDO O ESPÍRITO DE DEUS E O ESPÍRITO DO ERRO

 

"Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o Espírito da verdade e o Espírito do erro." (I João 4:6)

 

 Hoje a maioria das religiões pagãs fazem publicidades de seus produtos, e pessoas que andam em busca de comprar curas, milagres, revelações e etc...; São pegos facilmente pelo laço do diabo. 

Sem o conhecimento Bíblico, o povo acredita em todas as coisas que ouvem, e nem imaginam que estão sendo apanhados pelas artimanhas de satanás, tornando seus discípulos fiéis, testemunhando e pregando mentiras, satisfazendo os desejos malignos. (Jo 8:44) Pois é assim que vão se multiplicando, cheios do espírito do erro; são os tais maus e enganadores que a bíblia define. (II Tm 3:13) Mentem dizendo ter os dons espirituais e serem usados pelo Espírito de Deus, sendo que na verdade é espírito do erro, que usam para fazer comercio da palavra de Deus.

 Podemos afirmar a luz das Escrituras que: São usados por espíritos de demônios, e somente aqueles que têm o Espírito de Deus e alimenta-se da palavra verdadeira, consegue discernir. (I Co 10:20,21; Hb 5:13,14)

A palavra também nos orienta, a não crermos em quaisquer coisas, antes nos ordena a provar se os espíritos são de Deus. "AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." (I Jo 4:1) Porque fazem sinais e prodígios que se possível engana até os filhos de Deus "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." (Mt 24:24) Portanto cuidado, por quê? “Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso”. (Ap 16:14)

“MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;” (I Tm 4:1)

 

ORIGEM DO ESPÍRITO DO ERRO E DOS QUE POR ELES SÃO USADOS

 São um espírito proveniente de satanás, que faz com que as pessoas, deem créditos as mentiras e passam a crerem em falsas doutrinas. As mais usadas nos dias atuais São: Falar em falsas línguas estranhas, falsas revelações, prometem bens materiais (riquezas) Como: carros novos, mansões, fazendas, curas, enfim, resolver todos os problemas, inclusive promete até morada no céu.  Veja o que a palavra de Deus diz sobre eles. “A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade". (II Ts 2:9-12) São enganadores. (II Tm 3:13)

 

DISCERNINDO QUANDO UMA PESSOA ESTÁ COM O ESPÍRITO DO ERRO

 Pelos frutos se conhece uma arvore, se é boa ou ruim. "Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons”. (Mt 7:16-18)

Assim também são as pessoas, basta observarmos que logo vemos que são:

Desobedientes, inclinadas a carne e etc. “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser”. (Rm 8:7)

Produz frutos ruins, tornando assim fácil para discernir se é de Deus ou não. (Gl 5:19-21)

Os que têm o espírito do erro, não ouvem as palavras verdadeiras, que servos de Deus transmitem. "Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra." (Tt 1:16)

Assim até a oração deles é abominável. (Pv 28:9)

A palavra diz que: Se alguém tropeçar em apenas em um mandamento, tornam-se culpados de todos. (Tg 2:10) Imagine transgredindo vários mandamentos. MEDITE: Será que o Senhor usaria essas pessoas para manifestar seu poder? Com certeza não; porque o Espírito santo de Deus é dado somente àqueles que lhes obedecem. (At 5:32) Ele até poderá atuar nos sinceros, para tirar dos maus caminhos, isto se for seu propósito, mas temos a absoluta certezade  que não deixará permanecerem no erro. Lembre-se: Os olhos do Senhor procuram somente os fiéis para o reto caminho. (Sl 101:6) Os que têm espírito do erro são cegos espiritualmente. “Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mal grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure”. (Mt.13:5) Muitos se tornam guias cegos disse Jesus: (Lc 6:39) Para que posam ser libertos, é preciso dar ouvidos a palavra da verdade e ligar-se no corpo de Cristo que é a verdadeira Igreja de Deus. (Jo 8:32; Rm 8:1) "Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro," (II Pd 2: 18).

 

VEJAMOS AGORA QUANDO O ESPÍRITO DE DEUS ATUA E FAZ MORADA EM UMA PESSOA

 O Espírito de Deus habita somente naqueles que obedecem a Deus. (At 5:32) Conhecemos também pelas obras, que praticam que são proveniente do Espírito de Deus, tais como: (Gl 5:22, 23) Os que produzem esses frutos ouvem a palavra de Deus e guarda em seus corações. "Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro." (I Jo 4:6)

Não são inclinados a carne as obras da carne. (Rm 8:7; Gl 5:22,23)

Tem prazer na lei do Senhor. (Sl 1:2; Rm 7:22)

Não anda em roda de escarnecedores, nem com má companhia. (SL 1:1-5; I Co 15:33)

Não come coisas imundas. (At 10:14; II Co 6:17)

Observa o Sábado, quarto mandamento da lei de Deus. (Ex 20:8-11, Lc 23:56)

Crê no reino milenar sobre a terra. (I Ts 4:13-16; Ap 20:1-6; Zc 14:4,9; Lc 1:31-33; Ap 5:9,10; Is 11:1-9)

Não comemora dias e festas pagãs. (I Co 10:20,21)

Crê em uma Igreja edificada por Jesus, que começou em Jerusalém. (Mt 16:18; Lc 24:47; At 1:8)

Ensina um sistema de Bíblico de governo congregacional tendo Jesus como único cabeça. (Ef 1:22,23) Não tem maioral para governar varias Igrejas. (Mt 20:20-28) Entende que todas as coisas são ensinadas por ele. (Mt 28:20)

Batiza em nome de Jesus e em água corrente. (At 2:38;19:1-5)

Celebra Santa Ceia e lava pés anual. (I Co 11:24, 25; Jo 13:14-17) etc... 

 

O ESPÍRITO DO ERRO SE MANIFESTA EM PESSOA MESMO SENDO CONHECEDORA DA VERDADE

O apostolo Paulo profetizou que do meio da igreja surgiria à apostasia. (At 20:28-31) Basta um deslize e o diabo dá sua laçada. (I Pe 5:8,9)

Vemos pelas Escrituras, relatos de vários que naufragaram na fé, entre eles está: Judas Iscariotes. Era um dos 12 apóstolos. (Lc 22:48; Jo 13 :21; Mt 27:1-5) 

Alexandre Latoeiro, Himeneu e Fileto.  (I Tm 1:20; II Tm 2:17) Muitos seguiram as doutrinas de Balaão e dos Nicolaítas. (II Pe 2:15; Jd 1:11; Ap 2:6,14,15) E nos dias de hoje não é diferente.

 

O QUE SERÁ DITO A ESTE POVO QUE FAZEM FALSAMENTE CURAS, MILAGRES, EXPULSAM DÊMONIOS E PROFETIZAM PELO ESPÍRITO DO ERRO.

“Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade". (Mt 7:21-23)

Os que creem nestas coisas estão com o espírito do erro, devem examinar mais as Escrituras e orar, jejuar e buscar ajuda espiritual, porque não havendo conversão e arrependimento, o fim com certeza será no lago de fogo. (Ap 20:11-15)

 Cuidado! Examine-se a si mesmo. “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”. (I Co 13:5)

Nosso Deus é Deus zeloso. “... sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”. (Ex 20:5)

 

www.igrejadedeus.org

(67) 4141-1717


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!