(a igreja primitiva)


Usos costumes mundano

 

A MODÉSTIA 

MODÉSTIA = Ausência de vaidade, despretensão, desambição, simplicidade, reserva, pudor, decência, moderação e sobriedade.

 O dicionário Aurélio define muito bem, o que a palavra de Deus nos diz, a respeito de como devemos nos vestir e nos portar para agradar o Eterno Deus Criador dos céus e da terra.   Os verdadeiros servos de Deus devem ter a ausência de vaidade; não deve ter a pretensão ao modismo. “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;” (Ef 4:17;18)

 Principalmente aquelas que ferem a doutrina de Deus, que despertam cobiça, gerando pecado. Porque o que comete pecado é do maligno. “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo”. (I Jo.3:8)

 

A ORIGEM DE ROUPAS MASCULINAS NA MULHER E FEMININA NO HOMEM

 Os Israelitas ficaram em exílio por 400 anos no Egito. (Ex 12:40; At 7:6)

 Lá eles aprenderam muitos costumes pagãos.

No velho Egito, os homens usavam pinturas aplicadas na face, sombras nos olhos semelhantemente fizeram as mulheres, usou jóias no pescoço, como decoração, com inclinação dos homens para uma afetação feminina

 Os egiptólogos mostram que este comportamento era principalmente determinado na realeza (Is 19:16). Os dionisíacos de festas passaram do Egito para Grécia, a procissão com taças de vinho. Levou cestas de ouro com frutas diversas e cobras. Eles que prevaleceram nestas festas ao deus do vinho, apresentavam se os homens vestidos de mulheres com ternos brancos, coroados de guirlandas, coberto as mãos com luvas e flores, com as expressões de afeminados. Isto acontecia em Braurona, cidade da Ática (Grécia) eles eram bem famosos. 

 Entre os povos idólatras a transferência de roupas e as decorações de mulher no homem e ao inverso, usavam com razões religiosas, mas que nesses atos foi induzido à luxúria e a perversão.

 Por isso é que Deus ao ditou suas leis a seu povo, a evitar aquele tipo de prática, o homem estava tendo sentimento feminino e as mulheres com mente extraviada masculino. (Dt 22:5) Esses pensamentos continuou a existir nos dias dos apóstolos. (Rm 1:24-28).

 Não deixemos nos enganar, foi determinado na humanidade que nos últimos anos, a última moda no homem é cultivar os cabelos longos, como uma expressão de transgressão já estabelecida (I Co 11:3-16). “E por outro lado se estabelece de acordo com a própria opinião” “hippy” uma tendência natural. Depois que estes deixaram se levar por roupas e usar de um modo sombrio, da lugar cada vez mais a esse tipo de pecado.

 

EXEMPLO BÍBLICO DE COMO OS SERVOS DE DEUS DEVEM SE PORTAR NA IGREJA E NO COTIDIANO 

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus.Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor”. (Ef 5:15-17) "Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências." (Ro 13 : 14) “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. (I Co 10:32) “Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho”. (Fl 1:10,27)

 

ATUAL SITUAÇÃO DA SOCIEDADE MUNDANA  

 Palavra de Deus nos orienta a não amar as coisas do mundo. “Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam”. (Is 24:5,6; Lv.18:25)

 A palavra de Deus nos orienta a não amar as coisas do mundo. Por quê? “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno”. (I Jo 5:19)

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo”. (I Jo 2:15,16)

 

NÓS NÃO DEVEMOS ACOMPANHAR COSTUMES, MODAS E LINGUAJAR DE IMPIOS.

 

  Se o mundo está no maligno, como podemos imitar os costumes de viver deste povo?  Não devemos andar como anda os gentios. E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente”. (Ef 4:17) Assim diz o SENHOR: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis dos sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações. (Jr 10:2) Nem devemos nos associar com os que fazem tais coisas. “Não vos enganeis: as más conversações (companhias) corrompem os bons costumes. (Co 15:33) A palavra também nos orienta a não participar ou ficar em meios a escarnecedores. (Sl 1:1-6; I) “A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. (Rm 13:12) ; Gl 5:19; Ef 6:15) Não devemos conformar com a situação do mundo "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12 : 2)

TIPOS DE TRAJES QUE NÃO DEVE SER USADOS E PRATICADOS PELOS SERVOS DE DEUS

 As irmãs não podem de maneira nenhuma, usar saias ou vestidos acima dos joelhos, e com aberturas alongadas, para que ao sentar na frente de alguém, não vejam suas partes intimas; decote de blusas e vestidos, não pode ser muito, porque mostra os seios ou partes deles e axilas e as costas, mesmo estando de sutiã; também não pode ser transparentes, e muito ligadas ao corpo; não deve usar biquínis e maiô nem freqüentar piscinas de clubes e praias. 

 Os irmãos do mesmo modo não podem usar bermudas acima dos joelhos, camisetas curtas e regatas, calças muito justa; roupas muito ligada ao corpo também desperta a sensualidade. Poderá despertar a cobiça. E assim tornar tropeço para alguém ou incentivo a prostituição. Jovens é responsabilidade dos pais, pois devem orientar em suas casas sobre a decência; e os casados o seu cônjuge para tornar exemplos aos mais jovens. (I Tm 2:9,10; I Pe 3:3-5;2:12) "Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado 

"Aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas." (Ap. 16 : 15)

 

USO DE JÓIAS E PINTURAS

Enfeitando-se com vulgaridade para chamar atenção de outros, não significa ser uma mulher ou homem elegante. Ex: colorir as unhas, com esmaltes, os lábios com batons, sombra nas pálpebras, roupa muito colada ao corpo, ou com decotes extravagantes, saias curtas etc. Isso é falta de postura cristã. O povo de Deus no passado passou a usar com exagero jóias e pinturas, mas trouxeram de costumes pagãos do Egito; o qual foi proibido por Deus.  Vemos que na nova aliança, foi confirmado. (I Tm 2:9, 10; II Pe 3:3) A prioridade da mulher ou homem é que o enfeite não seja o exterior, assim como o uso de Jóias e pinturas. Tudo deve ser sem exagero com modéstia; sempre se perguntando quais os benefícios que isso me trará.

 Não podem ser como as mulheres gentias, as que não valorizam postura cristã, quanto mais elas se acham feias, e tem um complexo de inferioridade, tentam ainda mais se enfeitar como Jezabel. (II Rs 9:30) Muitas até parece com aqueles oferecimento ao deus sol (arvore de natal) que fazem os finais de anos de tão enfeitadas.

 Que cada um de nós saiba valorizar o tabernáculo (corpo) que é templo do espírito santo. (I Co 3:16; 6:19) E não venhamos andar como os gentios. (Ef 4:17) Vestir-se bem não é pecado, mas com postura de servo de Deus. "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus." (Mateus 5 :14-16)

 

QUANTO O USO DE CALÇA, É CONVENIENTE PARA MULHER?

Veja estudo sobre este assunto.