(a igreja primitiva)


Más companhias

 

Más companhias

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”.  (I Tm 5:8)

Alertar cada um a ter cuidado, com quem esta andando para não serem atraídos por maus caminhos.

Influenciar: Ação domínio influencia que pessoas exercitam sobre outras pessoas. 

Temos que estar atentos para não ser influenciado por caminhos maus, ter cuidado de nós e de nossos filhos, procurando saber com quem andam relacionando nas atividades diárias. Pessoas que não servem a Deus, tem outros pensamentos e incentivam a educação moral e fere os nossos princípios de fé, assim corremos o risco de nos formar em suas educações religiosas. “Não sejas companheiro do homem briguento nem Andes com o colérico, Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma”. (Pv 22:24,25) 

Temos também que ter cuidado com os falsos irmãos que não tem zelo pela doutrina. “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”. (I Tm.5:8) Esses influenciam aqueles que são mais fracos na fé, e faz com que sejam prisioneiros do pecado.

    Podemos nos relacionarmos com pessoas que não são da mesma fé, Mais Temos que ter muito cuidado e sermos cautelosos. (Mt 10:16)

Pois devemos nos afastar de más companhias. “Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes”. (I Co 15:33) A má companhia faz com que as pessoas vejam você como os tais, fazem perder a moral e credibilidade de quem o assiste. “Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição”. (Pv 13:20;22:24,25)

IDENTIFICANDO UMA MÁ COMPANHIA

 Pelo os frutos se conhece a arvore, se é boa ou má; (Mt 7:16-20) assim é só observar as atitudes de uma pessoa, que manifestará os seus frutos, outra forma é avaliar os frutos, se provem é do espírito, ou da carne, os da carne são: (Gl 5:16-21; Lv 19:16; Pv 11:13) E os do espírito são: (Gl 5;22,23; II Co 6:17)

A palavra nos aconselha quanto a irmãos que vivem desordenadamente? “Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais”. (I Co 5:11)

HÁ DIFERENÇA EM TER RELACIONAMENTO COM PESSOAS DO MUNDO QUE NÃO ACEITARAM A FÉ E COM OS QUE ABANDONARAM A FÉ

   Existe diferença. Pois nós não podemos nos associar com pessoas do mundo, não praticam a nossa fé; mas em casos necessário em trabalho de evangelismo, pessoas que dão ouvidos aceitando a palavra de Deus, podemos comer com eles (comida limpa) como fez Jesus. (Mc 2:16,17) Pois precisamos ganha-los para fé genuína e não aprender seus maus costumes.. (I Co 9:22,23) É necessário o contato para falarmos do evangelho, mas com prudência; Não devemos ir aos cultos de outra religiões com pretexto de ganhar alguém de lá só se tivermos a certeza que teremos a oportunidade de falar sobre o verdadeiro evangelho do reino, pois não podemos cultuar o deus deles, porque quebraríamos o 1º dos 10 mandamentos. “Não terás outros deuses diante de mim”. (Ex 20:3; Mt 4;10; Lc 4:8)  Já com irmãos que voltam ao pecado, é proibido por Deus! A palavra traduzida associar (sunanamignumi) vem de três palavras gregas: sun (com ou junto), ana (entrar no meio, estar no meio, ou entre), e mignumi (misturar, mesclar ou juntar). O sentido, então, é de entrar no meio ou estar junto com a(s) pessoa(s) expulsa(s). Deus proíbe associação com essas pessoas, não podemos comer com elas, e nem receber em nossas casas. (I Jo:9,10. II Co 5:11)

NOSSA POSIÇÃO A RESPEITO DE PARTICIPAR DE CERTAS REINIÕES QUE NÃO EDIFICA ESPIRITUALMENTE E DE PESSOAS QIE NÃO TEM A NOSSA

   A palavra de Deus nos orienta a nos afastar de rodas de escarnecedores. (Sl 1:1,2). Porque os tais não servem a Deus e perverte os mais simples. Bom e dizer como o profeta Jeremias. Nunca me assentei na assembléia dos zombadores’’.. (Jr 15:17).                          

 CONSELHO QUE RECEBEMOS SEGUNDO AS ESCRITURAS A RESPEITO DO MUNDO

 "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele."  (I Jo. 2 : 15) "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. (Tg  4 : 4)

SABENDO QUAIS SÃO OS VERDADEIROS IRMÃOS

  “Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe”. Devemos ser o sal da terra e luz do mundo. (Mt 5;13-16)

Pois devemos nos comportar. (I Pe 2 : 12) "O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído." .(Pv 13: 20)