(a igreja primitiva)


Batismo o verdadeiro

Batismo = Imersão, mergulho. Simboliza morte sepultamento e ressurreição, é o novo nascimento; um dos mais importantes ato e decisão que tomamos, de morrer para o mundo e passar a viver totalmente para Jesus Cristo. Neste dia o homem ímpio morre, e ressuscita uma nova criatura transformada, purificada de toda suas iniqüidades cometida em sua ignorância.

 E para que o ato tenha validade devemos seguir os parâmetros Bíblicos.

* Sobre pessoas arrependidas e convertidas

* Em nome do Senhor Jesus

* Em águas correntes

* Na igreja verdadeira organizada por Jesus sem vinculo comRoma

* Por obreiros consagrados da igreja de Deus que permanecem na fé original.

 João Batista, filho de Zacarias, primo do Senhor Jesus; o homem que abriu caminho começando a pregar no deserto da Judéia e percorrendo toda circunvizinhança do Jordão; pregando o Batismo de arrependimento para remissão de pecados, ensinava que era mister para herdar o reino de Deus. O povo vinha a ele para ser batizado. ”E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas. E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados”. (Mt 3:1-6; 3:2,3)

João naqueles dias já dizia aos que atentavam a sua pregação, a produzir frutos dignos de arrependimentos: “E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”; (Mt 3:7-8)

E o próprio Senhor Jesus para dar-nos o exemplo veio para ser batizado por ele. “Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. (Mt.3:13-17)

Isso nos esclarece e nos encoraja para tão grande obra que deve ser realizada em nossas vidas para nossa salvação (vida eterna). ”E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. (Mc 16:15,16)

ARREPENDIMENTO E REMISSÃO

Para alcançar remissão de pecados, primeiramente é preciso conhecer o verdadeiro evangelho e passar a obedecer aos mandamentos que Deus tem nos dito através de sua palavra a Bíblia. Arrepender de todos os pecados e não mais praticar. E assim tomar decisão de descer águas correntes e ser batizado; desta maneira é que vemos os exemplos nas Escrituras Sagradas.

 - João Batista. "E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mt 3 : 2)

 - Senhor Jesus: "Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mt 4: 17) "E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho." (Marcos 1: 15) "E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento." (Mc 2: 17) No céu á alegria quando um pecador se arrepende. "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." (Lc 15: 7)

- O Apostolo Pedro: "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” (At 2: 38) "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR," (At 3 : 19)

- O Apostolo Paulo "Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento." (At 26 : 20)

 Mas de nada adianta: Estar arrependido, convertido, ser justo, e não ser batizado; porque é evidente que os pecados continuam na pessoa. Veja o exemplo de Cornélio, um homem temente e justo, foi preciso receber a palavra e ser batizado para ser salvo.  (At 10:1-48).

 Paulo, que somente foi apagado seus pecados a partir do momento em que desceu as águas. "E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor." (At 22 : 16)

 Assim é todos os que recebem a palavra e arrepende de seus pecados, devem imediatamente pedir o batismo para ligar se ao Corpo de Cristo e ser salvo.  O Batismo somente terá validade se for realizado conforme as orientação Bíblica em nome do Senhor Jesus.” (Mt. 28:16-20) Jesus ao dar a ordem a seus discípulos disse: ”E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os EM NOME do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”.

 Temos que entender espiritualmente e transmitir a palavra de Deus com sabedoria.  Então analisaremos os títulos a seguir PAI FILHO ESPÍRITO Pai e do filho e do Espírito Santo. Lembre que foi dito para batizar EM NOME A pergunta é: Qual é o nome do: PAI? Qual o nome do FILHO? Qual o nome do ESPÍRITO? Primeiramente pai, filho são títulos. De acordo com dicionário a palavra PAI, é todo aquele que tem um ou mais filhos, gerador genitor e progenitor e que deve ter um nome próprio. Filho: Pessoas do sexo masculino em relação aos pais que também deve ter um nome. Então todo pai e todo filho para ser identificado tem que ter nome. Veja o que disse o próprio Deus: “”E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido. (Ex 6:3) "E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra." (Gn 26 : 15) "E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar." (II Crônicas 1 : 8) "Agora, pois, ó SENHOR Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra." (II Cr 1 : 9) "Também Davi meu pai teve no seu coração o edificar uma casa ao nome do SENHOR Deus de Israel." (II Crônicas 6: 7) "E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;" (Gn 4 : 17) "E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou." (Gn 4: 25) "E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé." (Gênesis 6 : 10) ler (Gn 10:1-32)  "E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele." (Gn 17 : 19) "E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho." (Gn 21 : 5)

  Digamos que se o nome do pai fosse Deus, do filho Jesus e do Espírito Santo? Veja como ficaria. PAI = Deus. FILHO = Jesus. ESPÍRITO SANTO? Então teria que dizer desta maneira no ato do batismo; Eu te Batizo em nome de Deus, Jesus, e do Santo Que contraria a forma literal da ordem dita por Jesus.  Os que repetem a ordem, também não invocam nenhum nome, pois pai, filho e espírito são títulos e não nome próprio. Como disse o próprio Deus á Abrão, que apareceu como Deus, mais pelo seu nome não foi perfeitamente conhecido. (Ex 6:3)

 Prova que a palavra Deus não é nome e sim títulos; e Jesus exigiu que batizassem em NOME. Veja a ordem novamente em Lucas . "Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome (JESUS) se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. (Lc 24:45-47) Jesus disse que em seu NOME JESUS, fossem pregado o arrependimento e remissão dos pecados (batismo) não repetindo a ordem títulos, uma ordem deve ser entendida não repetida e sim executada. Porque já havia sido dito pelo anjo que esse nome que salvaria o povo de seus pecados. E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. (Mt 1:21) Porque ele é o cordeiro prometido desde do principio que tiraria o pecado do mundo, João batista confirma ao ver o mestre disse: "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (Jo 1: 29;36) "E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc 24::48-49)

 E assim fizeram os discípulos aguardaram com fé o que já estava profetizado pelo Profeta Joel. "E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.  E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça”. (Jl 2:28-30)

 Cumprindo-se na pentecoste, em cada um que serviam a Deus com fidelidade, e neste dia cumpriram-se as palavras do Profeta Joel e a do Senhor Jesus; os apóstolos foram revestidos de poder, ou seja, recebeu o poder prometido por Jesus o Consolador que ele enviaria para fazer lembrar e ensinar todas as coisas que ele tinha ensinado. "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;" (Jo 14: 16) "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (Jo 14 : 26) "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;" (Jo 14:16) "Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim." (João 15 : 26)

 E Pedro juntamente com os demais estava lá Para receber o Espírito Santo. "E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (At 2: 4)

 E neste dia houve uma grande conversão e perguntaram a Pedro o deveria ser feito, Pedro cheio do Espírito de Santo o qual Jesus prometeu enviar, que serviria para fazer lembrar e ensinar todos as coisas por ele orientada, Pedro juntamente com os 11 discípulos através do Espírito de Deus entendeu perfeitamente a ordem de Jesus dada em (Mt 28:19,20 e Lc 24:45) "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em NOME DE JESUS Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;" (At 2 : 38)  Entendeu perfeitamente e executou; neste dia foi quase 3000 (três mil) almas batizada em NOME DO SENHOR JESUS. "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas," (At 2 : 41).

VEJA OS BATISMOS REALIZADOS  NA BÍBLIA TODOS FORAM EM NOME DO SENHOR JESUS

 "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em NOME DE JESUS Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;" (At 2: 38) "E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito." (At 8 : 13) "(Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em NOME DO SENHOR JESUS)." (At 8: 16)“"Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados EM NOME DO SENHOR (JESUS). Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias. (At 10:47,48) E SUCEDEU que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados EM NOME DO SENHOR JESUS”.(At 19:1-5) "E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o NOME DO SENHOR (JESUS). (At 2:16)

 Vemos acima 5 (cinco) batismo todos os cinco em nome de Jesus, cadê pelo menos um batismo em nome do pai filho e espírito santo? "Ou não sabeis que todos quantos fomos BATIZADOS EM JESUS CRISTO fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (Rm 6:3,4 ) ”Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo? Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio, Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. (I Co 1:13-15) "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo." (Gl 3 : 27)"Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos." (Colossenses 2 : 12)

 Diz a palavra de Deus que tudo que formos fazer deve ser feito em nome do Senhor Jesus. "E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." (Cl 3:17) Porque é um nome dado sobre todos os nomes este tem realmente poder para, curar enfermidades, expulsar demônios e tirar pecados, e os pecados só são apagados pelo perdão que adquirimos através do arrependimento e remissão de pecados, que se consolida no ato do batismo, porque nada resiste o nome do verdadeiro filho de Deus, Jesus. Este nome tem mesmo poder dele testifica os profetas e os apóstolos. A muito já tinha sido profetizado profeta Isaias a respeito deste nome que teria muito poder e que neste nome está contido o nome do pai e seu poder Espírito Santo. "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, E O SEU NOME SERÁ: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Is 9: 6)  E este nome foi dado sobre todo o nome. “”Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. (Fl 2:9-11) "Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?" (I Co 1: 13) "E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (At 2: 21) "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (At 4: 12) "Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados." (I João 2 : 12)

EM ÁGUAS CORRENTES

Os que davam ouvidos a João Batista eram batizados em águas correntes. “E eram “por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados." (Mt 3 : 6) Jesus foi também batizado para dar-nos o exemplo em águas correntes, escolheu o Rio Jordão. "Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele." (Mt  3:13) João costuma batizar também em Enom lugar ode tinha muitas águas. "Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados." (Jo 3: 23)

VALIDOS SOMENTE PELA IGREJA DE DEUS ORGANIZADA PELO SENHOR JESUS E POR OBREIROS QUE TEM AS

Jesus ao assumir seu ministério, reorganizou o tabernáculo de Davi, que estava caído. (Am 9:11,12; At 15:14-17) E organizou a continuidade do povo de Deus através de sua Igreja. (Mt 16:18) Disse que as portas do inferno ou seja a morte jamais poderia vencê-la. (Mt 28;20) E que começou em JERUSALÉM. (Lc 24:45-47) Que expandiria até aos confins da terra. (At 1:8) Que teve seu ponto de partida no em atos capitulo 2 na festa de pentecoste. (At 2) E ninguém poderá colocar outro fundamento ou seja fundar outra igreja além da igreja organizada por Jesus. (I Co 3:11) Que passou pela grande perseguição e foi guardada protegida por Deus durante 1260 dias proféticos totalizando 1269 anos literais ou 42 meses 42x 30= 1260, ou um tempo dois tempos e metade de um tempo = um tempo é = a um ano 360 2 tempos = 2 anos 720 dias e metade de um tempo 180 dias 360+720+180=1260

Veja estudo sobre a Origem do povo e Igreja de Deus.

Jesus chamou os doze e ordenou  ide.  (Mt 28:16; Mc 15:15)

 Lembramos que a trindade e o batismo trinitário vêm da igreja católica Roma a história nos prova que até concilio de Nicéia no ano 325 d.C batizavam em nome de Jesus a partir do concilio mudaram a forma original.