(a igreja primitiva)


Governo bíblico

 

 SISTEMA BÍBLICO DE ADMINISTRAÇÃO

 

O sistema do governo da igreja de Deus, biblicamente é e sempre foi autônomo; mas mesmo assim pessoas criam meios encobertamente, para criar e enganar mantendo um governo centralizado; formando uma hierarquia dentro do ministério, para iludir pessoas de pouco conhecimento ou que não são sinceros aos escritos sagrados.

Esses falsos obreiros, vivem a serviço do paganismo, dizem defender a verdade, porém não tem autoridade nem respaldo Bíblico para defender tal ensinamento. 

A verdade é que muitos nas igrejas querem ser mais um Diótrefes: “Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de ter entre eles a primazia, não nos recebe”. (III Jo 9)

 Esse tipo de pessoa só quer tomar o lugar de Jesus, na verdade são eles os falsos Cristos, sendo os cabeças de suas próprias igrejas. “Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos”.  (Mc 13:22)

Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo”. (II Co 11:13) 

A bíblia afirma que na verdadeira igreja de Deus, esta função pertence somente ao Senhor Jesus e a mais ninguém “E sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas”. (Ef 1:22, 23)

“Também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência…Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja”. ( Cl 1:18, 24)

Muitos até usam erradamente Atos capítulo 15, para defender um sistema de governo centralizado e semi-centralizado.

Portanto cabe aqui uma pergunta: Atos capítulo 15, fala mesmo de uma centralização ou semi-centralização?

 A resposta é NÃO, é só analisarmos o contexto e ver que não contraria o estudo que apresentaremos a seguir. 

O cap. 15 de atos dos apóstolos, fala de divergências doutrinária entre evangelistas da Judéia, a questão era de ensinamento errado, que alguns estavam passando para pessoas de outras cidades, principalmente aos gentios, e eles precisavam de esclarecimentos, porque com as doutrinas não havia nada de errado, pois, foram estabelecidas por Deus, ensinadas por Jesus e os apóstolos,; o problema era por parte de alguns de Jerusalém; por isso em uma assembléia na cidade de Jerusalém os anciãos tomaram conhecimento e foram corrigido, então foi resolvido a questão e decidiram enviar cartas a outras localidades para reparar o erro cometido por membros daquele local. 

Naquela reunião de Atos 15, não criaram nem um tipo de ORGANIZAÇÃO para governar igrejas locais.

Infelizmente alguns buscam desesperadamente apoio para alimentar essa ideia em (At 15), para manter um governo centralizado ou parcialmente, dizem que se não estiver ligado nessa ou naquela organização ou sigla, está cortado dos planos de salvação,o que espera para os tais fundadores e seguidores que não se arrependerem, é o Juízo final. (Ap 20:11-15)

Porque são estes os falsos cristos.porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. (Mt 24:24)

Enganadores. “Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados”.  (II Tm 3:13)

Que acrescentam as escrituras. “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”. (Mt 5:19) “Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro”. (Ap 22:18,19)

Porém, muito pelo contrário, este texto nos fortalece na fé, por quê? No livro de Atos capítulo quinze mostra perfeitamente que nem um obreiro pode interferir em outras localidades a qual ele não é obreiro ou seja chamado.

 

As forma de governos que são  destacadas no paganismo:

Episcopal ,Oligárquico e Monárquico Centralizado segundo a enciclopédia, Barsa é o modelo de Roma, é o chefe supremo que decide por todas as Igrejas, até diz ser o sucessor de Jesus, e muitos ainda seguem estes sistemas hoje. Ambos têm vínculo com Roma e é sinal da besta.

Qual é o sistema bíblico de governo? E como funciona?

 É o sistema congregacional = autonomia de governo local; foi ensinado por Jesus e praticado por seus discípulos; as igrejas são livres nas questões administrativas e orientação espiritual, com vínculo doutrinário.

É assim que viviam as igrejas bíblicamente, a autoridade de um pastor, não ultrapassa sua cidade, e não interferiam nos trabalhos uns dos outros. (I Pe 5:1-4; At 14:23; 20:28)

Em Antioquia da Síria. (At 13:1)

Em Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia. (At 14:21-23)

A Igreja em Éfeso. (At 20:17)

Em Corinto. (I Co 1:1; II Co 1:1)

As igrejas na Galácia. (Gl 1:2, 22)

A igreja dos tessalonicenses. (II Ts 1:1; II Ts 1:1)

As igrejas dos Laodicenses. (Cl.4:16) 

A igreja de Jerusalém.(At 8:1; 11:22; 15:4)

As igrejas da Ásia. (I Co 16:19)

as igrejas da Macedônia. (II Co 11:9)

E as sete igrejas da Ásia, que receberam cartas individualmente porque eram igrejas de Deus autônomas, independentes de sede ou organização mundial nacional ou regional; As sete Igrejas estavam na mesma região, e foi uma carta para cada uma delas, tinha cada uma seu dirigente e diferentes problemas.(Ap 1:4, 11; Ler Cap.1, 2,3)

Se o sistema fosse centralizado ou houvesse uma organização para governar ou administrar outras localidades, não teria enviado uma carta individual, teria enviado a suposta sede.

Também o Apóstolo Paulo que pediu ajuda a outras localidades, se realmente o sistema fosse centralizado e com sede em Jerusalém pediria de lá ou da suposta organização.

Também enviaria obreiros de Jerusalém para as igrejas de outras localidades e não teria ordenado para que de cidade em cidade estabelecesse Presbíteros. “E, havendo-lhes feito eleger anciãos em cada igreja e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido”. (At 14:23) 

“ Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda não o está, e que em cada cidade estabelecesses anciãos, como já te mandei; alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, tendo filhos crentes que não sejam acusados de dissolução, nem sejam desobedientes. Pois é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância”; (Tt. 1:5-7)

 Paulo evidentemente não era conhecido de vista por muitos obreiros; porque eram homens fiéis aos ensinamentos recebidos e zelosos da palavra Deus. (Gl 1:18-24)

 

Na hierarquia no ministério bíblico existe um cabeça que é Jesus, por isso não pode na verdadeira igreja de Deus existir doutrina  pagã como um único homem líder de todos. Na verdade é um dogma papal. Por volta do ano 400 d.C, o papa Inocêncio I, que dizendo ser o governante da igreja, exigia que todas as controvérsias fossem levadas a ele! Embora que Tertuliano tenha acusado o bispo Calixto de querer ser o bispo dos bispos! No ano de 208 d.C. Começou a hierarquia ministerial.

 No ministério de Jesus não pode haver maioral (Mt 20:20-28; Mc 9:33-35; Lc 22:24-27). Jesus é o único cabeça (Ef 1:22, 23; Cl 1:18, 24). Ele é o que governa todas as igrejas, que continua preservando a fé que uma vez foi entregue aos santos; Ele é também o sumo pastor e sumo sacerdote, o único líder que supervisiona todas as igrejas, porque lhes pertence (Hb 3:1-6; 6: 6; 20; 8:1,2; I Pe 5;1-4). E passeia por meio delas. (Ap 2:1)

É preciso estar filiado a uma organização mundial nacional ou regional e pagar honorários para ser considerada igreja de Deus?

 Sim é preciso estar unidos (afiliados) em uma única organização a bíblia. “Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer”. (I Co 1:10)

Na nova aliança não encontramos nem uma outra organização para liderar um grupo de igrejas, este modelo é pagão. Ter que estar afiliado e pagar honorários a uma organização para ser considerada Igreja de Deus não foi ensinado por Jesus e nem por seus apóstolos; Isto é doutrina de Babilônia e não podemos adotar. (Ap 18:2-4)

Os que praticam e pensam de tal forma estão embriagados com vinho da prostituição. (SINAL DA BESTA) Temos que ter a linhagem e preservar a doutrina que recebemos, que está contida nas escrituras, a qual foi ensinada por Jesus. (Mt 28:20; II Tm 3:15, 16)

No A.T as 12 tribos pagavam dízimos para os levitas que celebravam as solenidades, e os levitas pagavam dízimo dos dízimos ao Sacerdote. (Nm 18:21, 26)

Hoje não há necessidade pra isso, não estamos mais no sacerdócio Levítico. (Hb 7:11, 12) Estamos em um novo sacerdócio, o de Jesus, e as leis de ordenança foram cravadas na cruz (abolidas) (Ef 2:15, Cl 2:14). Agora estamos na nova aliança, não existe mais uma casa do tesouro centralizada. (Jo 4:19-23)

As palavras de Jesus a samaritana mostra uma descentralização de tudo, e possui um sentido de alcance mundial, a Igreja deveria começar em Jerusalém e ir até aos confins da terra. (Lc 24:47; At 1:8)

Lembrando que no ano 70 Jerusalém foi destruída e todos foram dispersos por quase dois mil anos, os judeus viveram em terras estranhas, e para onde foi a tal central organização geral das igrejas de Deus?

A administração da verdadeira Igreja de Deus (a igreja primitiva) quanto às finanças, deve ser totalmente local. (Fp 4:14-19; I Co 11:7-9)

O ministério deve ser zeloso em manter  unanimidade em ensinar os pontos fundamentais bíblicos aprovados em reuniões ministeriais pela maioria de obreiros.

 

Analise: O profeta Ágabo, profetizou uma grande fome em Jerusalém, e quando aconteceu, foi preciso Paulo fazer uma coleta para santos da Judéia; a pergunta é: Se o sistema fosse centralizado e existisse uma casa do tesouro (organização para governar as igrejas), não haveria necessidade de Paulo fazer apelo a cada igreja, bastava comunicar a central e tudo estaria resolvido. Isto mostra que: As igrejas não contribuem com outra igreja obrigatoriamente; podemos contribuir para suprir as necessidades de outras localidades, através de ofertas ou coletas voluntárias. (At 11:29, 30; Rm 15:26; I Co 16:1-4)

Paulo escreve aos gálatas; “Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto. Depois fui para as partes da Síria e da Cilícia. E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo; Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía. E glorificavam a Deus a respeito de mim”. (Gl 1:18-24)