DIZIMO DA FORMA LEVITICA FOI ABOLIDO?

Sim, o dizimo no velho testamento passou de voluntario para obrigatório e teve fim na morte de Jesus, veja abaixo.

 

É evidente que a obra de Deus, necessita de dinheiro para continuar a sua missão, sem contribuição dos membros da Igreja, dificilmente iremos ter um terreno próprio, construir um templo, ter folhetos, lições, pagar  energia, água, manutenção de limpeza, instrumentos musicais e em algumas localidades ajuda ao obreiro etc. 

Importante para nós é não enganar ninguém mentindo aos membros que tem menos conhecimento, usando passagens da Bíblia que já foram abolidas para extorquir nossos irmãos.

 No velho testamento  antes da lei do sacerdócio Levítico, já existia contribuição; temos  dois exemplos de como contribuíam.

 O patriarca Abraão entregou sua oferta dizimo ao sacerdote do Deus altíssimo Melquisedeque,  que era a sombra de Cristo, de uma forma voluntária grato por Deus, por tudo que o Senhor tinha o feito. (Gn  14:18-20)  

 O outro é de Jacó  (neto de Abraão) que fez um voto ao Senhor, que de tudo que possuísse e se fosse abençoado em sua jornada,  lhe daria com certeza  o dizimo de tudo. (Gn 28:27,28)

Entendemos que se uma pessoa como Jacó para contribuir com 10% fez um voto é porque não era mandamento e sim por fé, não era ensinado a contribuir de tal forma. Não vemos até ser dado a lei levitica mais nem um relado ou ensinamento quanto a ofertar com essa proporção.

 

Ao entrar em vigor o sacerdócio Levítico, ouve regulamentação quanto a forma de ofertar, pois era necessária a contribuição obrigatória pois da li em diante eles iriam fazer os trabalhos sacerdotais.

O dizimo da forma voluntária e por voto como vimos o caso de Abrão e Jacó, que  talvez tivessem aprendido costumes COM povos pagãs como vimos, passou a ser obrigatória para a nação de Israel, por necessidade da época dentro daquela lei que era provisória. (Nm 18:8-28)

Foi somente para os levitas suprir suas necessidades.  Lembrem-se que as leis Levitica serviu de aio para conduzir o povo a Cristo. (Gl 3:24,25) 

IMPORTANTE: Após a morte de Jesus, as leis Levitica foram encerradas na cruz. (Ef 2:15; Cl 2:14) Sendo encerrada ou seja abolida como podemos aplicar?

 O escritor aos Hebreus afirma que houve mudança de sacerdócio, Levítico para o sacerdócio de Jesus, sendo então aquele lei cravada no madeiro voltaria a forma do principio como de Melquisedeque. (Hb 7:3-12)  Observem que o versículo   diz que mudando-se o sacerdócio haveria também mudança da lei, conforme vemos em Efésios. (2:15) e Colossenses. (2:14)

 

RELATO BÍBLICO DE CONTRIBUIAM ANTES DA LEI LEVITICA

 O patriarca Abrão e seu neto Jacó. (Gn 14:16; 28:22) E não foi preciso ordenar a eles, fizeram espontaneamente. Jacó até fez um voto, isso  indica que não era seu costume e muito menos uma observância de mandamento de dizimo.

 

O DIZIMO TORNOU-SE OBRIGATÓRIO SOMENTE PARA OS ISRAELITAS

 Foi a partir da instituição das leis de ordenança já dentro do sacerdócio Levítico. “E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação. E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram. Mas os levitas executarão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão”, (Nm 18:21-23)

 O livro de maquias temos também mais uma prova Bíblica de que falava a nação de Israel e não a todas as nações.(Ml 3:8)

Assim como a páscoa era para os Israelitas e não para as demais nações.

Veja: Páscoa = passagem. Instituída por Deus, que marcava a libertação e saída do povo de Israel da terra do Egito. Comemorava-se no dia 14 Nisã do 1º mês do calendário Bíblico, e era somente para os Israelitas. Nesse dia era sacrificado um cordeiro assado e pães azimos, e ervas amargosas. (Ex 12:1-6,37-51; Lv 23:4-8) Veio  JESUS, o cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo,  foi sacrificado no dia da páscoa 14 Nisã, com morte no madeiro. (Jo 9:17,19, 25) Morreu por todos nós, sendo o ultimo cordeiro pascoal. (Jo 1:29; I Co 5:7) Assim a páscoa foi abolida,  e instituiu a Santa Ceia. (Mt 26:26-30; Lc 22:14-20; I Co 11:23-33)  Já pensou se os que aplicam a lei do dizimo da forma Levitica resolvessem aplicar também a páscoa?

 

O SACERDÓCIO LEVITICO FOI PROVISÓRIO PORTANTO A LEI CERIMONIAL TAMBÉM POIS SERVIU APENAS DE AIO

 Sim, a bíblia confirma que  sacerdócio Levítico foi provisório e que as leis cerimônias (ordenaças). “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.  Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio”. (Gl 3:24,25)Assim como as leis cerimoniais (ordenanças) teve fim exatamente na morte de Jesus.(Ef 2:15 Cl 2:14) Portanto sacerdócio foi mudado. “....Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei”. (Hb 7:11,12)"ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,"  (Hb 8 : 1)

Portanto dizimo obrigatório estava dentro das leis de ordenanças as quais foram abolidas, não ppodemos mais aplicá-lo, hoje vivemos no novo sacerdócio de Jesus Cristo em um novo pacto.

Uma só pergunta fazemos! Onde está escrito na bíblia á partir da morte e ressurreição de Jesus as ordenanças ou exemplos de pagar dizimo?

 

NÃO PODEMOS IR ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO

"E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro."  (I Co 4 : 6)

Não, não podemos ensinar leis que já foram abolida, isso seria enganar e acrescentar as Escrituras, e isso é um terrível pecado. “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. (Mt 5:19) "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;"  (Apocalipse 22 : 18)

Só podemos aceitar dizimo de uma forma voluntária por amor a obra  de Deus, também por voto e com entendimento de que dizimo também é uma oferta, o ofertante não esta obrigado ou limitado a dar somente 10%, podem dar mais ou menos.

Aqueles que ensinam uma lei que já foi abolida por Jesus, teriam também que ensinar todas as outras, caso contrario seriam maldito. "Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las."  "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;" (Gl 3: 10;13)

EXPLICAÇÃO

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas."  (Mt 23 : 23)Ao lermos(Mateus 23:23 e Lc 11:42)diz Jesus: de que adianta dizimar o hortelã endro e o cominho e omitir o mais importante da lei A JUSTIÇA A MISSERICÓRDOA E FÉ; isso Jesus colocou acima de tudo, não dizimo, até porque sabia que era um imposição da lei cerimonial (Levitica), que no novo pacto seria abolida

 

"Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo."  (Lc 18 : 12)Qual oração que foi ouvida a do dizimista ou do arrependido publicano?

”PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;  Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos. E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas. Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.8  E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive. E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos. Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.  De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?

12  Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei”.(Hb 7:1-12)

Analisando o contexto vemos que fala sobre o livro Genesis, patriarca Abraão. (Gn 14:18-20)Que o versículo 12 fala da mudança da lei.

 

Malaquias 3 fala sobre a situação de Israel da época, veja:

7  Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?

8  Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

9  Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.  (Falando para Israel toda esta nação) no singular.

10  Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

11  E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.

12  E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos. Dizendo que todas as nações chamaria Israel que estava vivendo na lei cerimonial de bem aventurado. Veja estudo sobre Malaquias capitulo 3.

 

“Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem”. (II Co 8:12)

“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria."  (II Co 9 : 7)

 


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